segunda-feira, 30 de março de 2009

Trilhos do Pastor












Ontem corri a primeira edição dos trilhos do Pastor. Como a prova era curta(28km) dei por mim logo de inicio a ir atrás da malta a um velocidade interessante para os terrenos que pisávamos. Os meus receios confirmaram-se de que este não iria ser um treino feito a um ritmo adequado. Afinal tenho espírito competitivo! Vi que já tinha começado mal mas deixei-me ir, com um pensamento do tipo "deixa lá ver o que o que eu aguento". Depois de um inicio rápido e que serviu para extender o pelotão (éramos à volta de 200) passamos por dentro das grutas de S.Mamede algo bastante diferente e curioso. Depois perdemo-nos(uma constante ao longo do percurso - ainda salvei o dia ao achar algumas fitas! E sem óculos!) e começou então o trail propriamente dito. Subidas e descidas ora em estradão ora em singletrack com bastante pedra e mato. Bem alucinante algumas descidas que fiz atrás do Laurentino sempre a passar malta. Adrenalina! No ultimo terço do percurso já não tínhamos descidas e subidas técnicas mas sim quase escalada onde a andar lento cheguei aos 173bmp! Na parte final fiquei sozinho e apertei ainda mais (perdido por cem perdido por mil).... e depois quebrei nos últimos 3 km que já não eram nada de especial... Senti-me cansado e abrandei para não estragar nada. Terminei com 3h06m e um pouco dorido mas não estoirado.


Belo fim de semana passado nas Serras de Aire e Candeeiros. Fui com o Pi no sábado de manhã na Volkswagen pão de forma e fomos fazer escalada e ver a gruta de Mira d'Aire (incrivel como uma beleza natural como aquela pode estar transformada num espectáculo assim decadente com repuxos e luzes azuis e vermelhas...). Dormimos no meio da Serra e de manhã fui correr e o Pi caminhar. No domingo ainda fomos à Lourinhã para o Pi andar de Skate e eu fazer uma bela sesta. Fim de semana all sports!

8 comentários:

Pedro Alves disse...

Olá,

Balanço positivo da tua prova/treino certamente são bons sinais para outras aventuras.
Andar lento a 173PPM... é radical imagino quando ias rápido.
Isso de correr por montes e vales realmente parece ser exigente para o fisico.

Boas corridas,

Bernardote disse...

Eu fiz mais uma hora e meia mas a rotações por minuto mais altas....Escrevo só para lhe desejar uma muitissmo boa prova em Ronda, que fiz o ano passado. Não tem a dureza dos trilhos do Pastor...mas nós tivemos azar choveu tanto que ficámos com lama pelo tornozelo e à espera de 35 graus de calor afinal iamos tendo hipotermia... Boa Ronda!

ruiruim disse...

Pedro,

olha que era lento porque não conseguia mesmo ir mais rápido!! E foi quando dei o meu máximo a nível cardíaco. Ainda tenho de treinar muito se quiser correr a ritmos mais elevados que isso... para veres fiz 154 de média nesta prova...
Não cheguei a fazer um teste para saber qual é a minha frequência cardíaca máxima. A seguir a Ronda serei ainda mais metódico porque quero evoluir e já vi que posso.
Ps: Podes contar comigo para o que quiseres para o teu Portugal na Vertical. Posso dar-te apoio logístico ou fazer alguns quilómetros só para fazer companhia.

Bernardote,
Obrigado pelo apoio e pelas dicas. Já li sobre a vossa prova o ano passado e aquilo foi dureza mesmo! Vou levar equipamento para prevenir essa situação, e esperar que faça bom tempo!

nuno disse...

Para o ano estou lá com a minha BTT.
Só falta baptizar a "pão de forma"...

Anónimo disse...

Esta prova fez-te bem.
Um dos melhores indicadores da forma física, mais do que o tempo realizado ou velocidade/frequência cardíaca média, são as sensações.
Se estás em forma custa, no entanto tens sempre a noção de poder dar mais, quando não estás em forma sentes-te no limite, farto, mortinha que as provas acabem.
Fez-te bem porque o esforço muscular deve ter sido grande, só em prova é que se consegue tal intensiade.
Fez-te bem porque treinas-te a uma frequência cardíaca que obrigatoriamente terá que passar na Ronda (subidas íngremes).
Fez-te bem para "soltar" a perna, para desceres melhor, ficas-te mais ágil.
Fez-te bem ao ego.
No entanto cuidado, está na fase de te sentires bem por estares em forma, NÃO ABUSES.
Vai te poupando. A partir de agora treinos lonos LENTOS, nicamente com 2 /3 subidas de 15´ por volta das 150/160bpm, o resto em nível 1 (menos de 145bpm).
Não abandones os treinos de força até 20-25 de Abril.
Á semana séries, ok, mas não te estiques.

Bons treinos irmão.

Irmão de Cabelo

Anónimo disse...

Desculpem pela falta de letras mas este teclado é uma merda.

Irmão de Cabelo

As Minhas Pedaladas disse...

Estes trilhos são fantásticos não são? 28 kms eram demais para mim! Creio que os conselhos fo Irmão de cabelo são bons!
uma semana antes da Ronda mete pilhas novas no medidor de frequência cardiaca, custam 2 ou 3 euros e se ele falhar nessa altura não há muito problema mas dá cabo da moral e provavelmente vaiste sentir despido! noutro dia treinei sem ele e senti a falta dele.

Bons treinos e não te esqueças de fazer uns treinos cruzados com a Sutra!!!
João

ruiruim disse...

Os conselhos do Irmão de Cabelo são sempre bons! E agora vou ter a companhia dele no Ultra Trail Geira Romana 2009!!

Os trilhos são muito bons. Muito técnicos e montanha durinha em quase metde do percurso. GOstei muito.
Obrigado pela dica das pilhas novas. Vou fazer isso mesmo!
A Sutra tem descansado agora. Não tenho ido trabalhar de bina por causa do vento. Detesto andar de bicicleta com vento... Não suporto mesmo...
Se o tempo melhorar, em principio vou acampar este fim de semana e vou de Sutra!