sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mister ruiruim

Há três anos comecei a correr. O ano passado treinei a sério uma época inteira. O ano passado comecei a ajudar 5 amigos a treinar. Um parou entretanto. Este ano comecei com outro.

Ontem estive com o Tó na passadeira e acompnahei-o durante todo o treino e senti a responsabilidade e o peso por ele estar a fazer um treino definido por mim. Há sempre alturas em que me interrogo, mas quem és tu, ou o que é que percebes disto para estar a dizer a alguém faz assim ou assado? Também penso que pior não poderiam estar. Quem tem paciência para descobrir um plano adequado para si no meio de tanto plano em revistas e livros? No fundo estou a ajuda-los a manterem-se motivados e a ganharem o bichinho pela corrida. Funciono como um dealer que vai oferecendo umas dozesitas para viciar a malta.

O Bruno pesava quase 100 quilos no final de 2009 e hoje pesa quase 80. Entretanto já fez uma meia-maratona em 2010 e prepara-se para fazer a maratona este ano. A motivação dele no ano passado centrava-se na perda de peso este ano em concluir uma Maratona, no entanto penso que ainda não interiorizou o que é que isso significa e tem-se baldado bastante aos treinos. O Inverno é difícil para quem está a começar com treinos duros. E os longos podem ser bem durinhos. Mas com calma ele vai lá. Falta-lhe um "breaktrough" num treino ou numa prova para que ele possa acreditar mais em si próprio.


O Hugo de todos é o que tem claramente maior potencial, mas entre cursos e trabalhos é realmente a única pessoa que conheço que não tem tempo para treinar. Mas eu espero por ele. Acho que tinha o companheiro ideal para ultra maratonas se ele se dedicasse a isso.

A Maria, a par do Bruno, é extremamente difícil de motivar. Tal como ele funciona por picos e tão depressa faz 1 hora na passadeira como passado 2 dias declara-se incapaz de correr mais de 30 minutos seguidos. Falta-lhe também capacidade de sofrimento e de atingir registo mais elevados. Tem a seu favor uma grande resistência. Embora ela própria não acredite nisto, julgo que ela pode com facilidade enfrentar uma ultra maratona num futuro próximo. Quero trabalhar com ela as distâncias maiores e acompanha-la em muitas provas.

O começou a treinar com um objectivo apenas: travessia dos Picos de Europa. começou com caminhada, bicicleta, passou para a corrida e continuou mesmo depois de voltarmos dos Picos. Entrou-lhe o bichinho e gostou de se sentir em forma depois de 15 anos a encher o bandulho. Está neste momento em pousio mas vai correr no fim de semana com a Maria. O Zé treina-se à vontade dele e eu vou-lhe dando umas dicas apenas.

O António começou há 4 semanas. Ainda não percebi bem qual é a motivação dele ainda que me tenha dito que tem como objectivo correr uma meia-maratona. Penso que tem muita capacidade de sofrimento como ficou demonstrado no treino de ontem mas a nivel motivacional também é um gajo complicado. É esperar que lhe entre o bichinho da corrida.

A Joana não é treinada por mim. Treina-se à vontade dela, sem qualquer tipo de esquema mas em menos de um ano fez uma meia-maratona. Às vezes pede uns conselhos mas depois não os segue! É um bicho raro. Mas capaz de fazer empreitadas de 3 horas se lhe der para aí. De momento ainda anda meio lesionada meio sem saber por onde começar mas em breve temos bicho para fazer umas quantas provas.

Estão apresentados os meus pupilos! Agora que nos dêem muitas alegrias!

Sem comentários: