quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

commuting

A mais importante das minhas resoluções deste ano revela-se enfim a que mais prazer me tem dado... Tenho feito o percurso de casa para o trabalho e vice versa de bicicleta todos os dias desta semana (excepto segunda-feira). Apesar de estar cansado, apesar do frio e apesar de ontem ter ido jantar a casa de uns amigos. Foi excelente pedalar à meia-noite por Setúbal.
No entanto existem algumas condicionantes que me azucrinam a cabeça. Vivo numa zona bem alta da cidade e sofro um bocado a subir a encosta à noite, se bem que gosto de subidas não é nada confortavel suar que nem uma besta e a seguir vestir o pijama. O truque é abrandar o ritmo mas com este frio não tem sido possivel. A roupa é outro problema com o qual tenho andado às voltas. O eterno problema das calças se prenderem na corrente... tenho experimentado de tudo. Já usei polainas, equipamento completo de BTT, roupa de BTT por baixo da roupa normal, calças dentro das meias, mas sinto-me sempre um pouco fanático cada vez que saio do trabalho sempre com um vestuário estranho. Acho que vou colocar um protector de corrente na minha Kona Sutra quado esta chegar e assim posso usar roupa normal.
Resta-me falar dos beneficios... tenho poupado gasoleo, queimado algumas calorias, mantido o cu calejado para alguma volta maior que surja, observado mais coisas que de carro não vejo. Dá-me um gozo especial ultrapassar carros e não ter de esperar. Sinto também uma satisfação por ter vindo de bike que não sei explicar muito bem... uma espécie de euforia. Adoro essa sensação.
Agora só me falta esperar que isto de andar de bicicleta todos os dias me entre verdadeiramente no sangue para começar a ir a outros sitios.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao fim de 12 anos quero ver se volto a fazer o mesmo, uma vez que este ano estou a trabalhar em Setúbal! Beijo grande por essa atitude!