segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Benefícios fiscais para veículos "verdes", excepto para a bicicleta?

Benefícios fiscais para veículos "verdes", excepto para a bicicleta? Inscreve-te na petição online que irá levar este assunto a debate na assembleia da república e tentar que a compra da bicicleta usufrua de um desconto de até 796.00 € no pagamento do IRS.

Lê mais sobre este assunto aqui e aqui.


To: Assembleia da República

Caros Senhores:

Da Lei do Orçamento de Estado para 2009 consta uma medida de incentivo
fiscal à compra de veículos eléctricos ou movidos a energias
renováveis não combustíveis, na forma de uma dedução à colecta no IRS
de 30\% dos custos de aquisição.
No entanto, na sua presente formulação, exclui-se deste incentivo o tipo de veículo comprovadamente mais sustentável e energeticamente eficiente: velocípede.
Os signatários desta petição rogam que o texto da lei seja reformulado por forma a eliminar esta incoerente exclusão.

Texto de apoio: http://www.massacriticapt.net/files/OE2009-velocipedes.pdf

4 comentários:

nuno disse...

bicicleta é transporte de pobre e pobre nao tem direito a beneficios fiscais.
um vergonha!

Anónimo disse...

Agora fizeste-me recordar... No tempo em que eu me deslocava de bina, o código das estradas também não era igual para todos.
As bicicletas não tinham prioridade nas rotundas nem nos cruzamentos mesmo que estivessem posicionadas no lado direito... Só tinham prioridade perante outras bicicletas...Penso que isso já foi alterado...

Anónimo disse...

Estas desigualdades sempre existiram... Os nossos governos nuncam "foram muito verdes". O verde não é a cor do dinheiro.
Mas como entrou em moda ser-se desportista, ser-se reciclador, andar em veículos não poluentes talvez essas injustiças sejam ultrapassadas.

Anónimo disse...

pois enganas-te joana... só temos prioridades mesmo é nas rotundas... e se vier algum veiculo a sair de um caminho ou saida de garagem. De resto nunca temos prioridade. Ou seja se um carro nos bater somos culpados... É lindo eu sei.

Ruiruim