segunda-feira, 2 de março de 2009

Mochilas Raidlight

Já encomendei algumas das coisas directamente à Raidlight em França! Para a semana já devo estrear:

A Mochila Raidlight Raid-Runner que me vai servir para a corrida e para o BTT. (vou vender a minha camelback a um amigo). A mochila já vem com depósito de água de 2,5 litros com protecção isotérmica (impede a água de aquecer demasiado no verão e de congelar no inverno), tem um bolso grande atrás onde se poderá colocar alguma roupa (segundo investiguei consegue-se enfiar um corta-vento, umas luvas, um cachecol tipo Buff, e mais qualquer coisita). Á frente do lado esquerdo, na cinta de aperto tem um bolso pequeno para mp3 e um porta bidons com uma fita de aperto o que permite colocar um bidon do tamanho que se pretender. Do lado direito, uma bolsa grande que dará para colocar gel e barras e telemovel por exemplo. Na partede cima anda se pode enfiar mais alguns pacotes de gel ou o frontal. Existe uma acesso directo à bolsa da água para a podermos encher mais fácilmente. Tem uns elásticos de compressão que podemos ir apertando à medida que vamos bebendo a água para que a mochila fique mais compacta.
Originalmente não era esta a mochila que estava a pensar comprar mas sim a que foi desenhada por Marco Olmo um grande ultramaratonista que venceu o UTMB em 2006 (com 58 anos..). A Raidlight Ultralight Olmo é uma mochila mais minimalista, mais leve e provavelmente mais equilibrada porque tem dois porta-bidons frontais. Mas não seria uma mochila apropriada para mim, pelo menos para já. É uma mochila pensada para provas de vários dias em auto-suficiência. Tem uma capacidade de 20 litros mas não tem bolsa de água. E parece ser mais desconfortável. Seria um exagero levar uma mochila deste tamanho para Ronda.
A mochila que me trouxe até aqui foi uma que vi numa revista de Trail e que me fez apaixonar pela marca. É a Raidlight Evolution 2. Eu adoro mochilas e mesmo não precisando vou sempre bisbilhotar as novidades quando vou às lojas, mas uma como esta nunca tinha visto. Só pela fotografia se percebe imediatamente as possibilidades de aventura que esta mochila nos traz. Ora vejam lá:

Esta é uma mochila para levar tudo! Tem uma capacidade de 2 litros atrás numa bolsa destacavel mais 4 litros à frente, mas leva muito mais do que isso. Está preparada para levar uma bolsa de água atrás e dois bidons à frente mais uma garrafa de litro e meio à frente. O acolchoado é destacavel para um improvisado colchão a servir de cama. É a mochila por excelência das provas no deserto.

Eu com uma destas à costas era capaz de correr pelo menos mais uma maratona só pelo contente que ia. Um dia será minha! Tal como a Olmo, a evolution 2 é demasiado grande para agora.


Finalmente resta-me falar da Endurance 10 L ainda da Raidlight. Estive muito muito indeciso entre esta e a que resolvi comprar. A endurance já poderia servir para outros voos dada a sua maior capacidade. Quando vou correr gosto de ter à mão tudo o que possa precisar. Prefiro carregar mais um quilo mas não passar frio ou ficar encharcado, algo que duvido que possa prevenir a 100% caso faça o UTMB com a raidunner. A Endurance seria uma escolha mais acertada para provas maiores, mas a Raid runner chega perfeitamente para agora com o bonus de a poder usar tambem no BTT. A Endurance para alem de não ser prática para o BTT não trazia bolsa de água.

Optei por estas mochilas pela estética, por ler boas criticas acerca delas e por se poder juntar "peças" criando uma mochila de acordo com aquilo que queremos. Entre aquilo que podemos adquirir à parte destaco a bolsa frontal (a que vem já com a Evolution 2), as pequenas bolsas que se podem pendurar à frente (para mais comida, telemoveis, etc), bolsas porta bidons frontais.




Optei por não encomendar mais nada para alem de uma bolsa de cobertura para a chuva. Não a pretendo levar para Ronda mas nos treinos poderá ser util e não foi muito cara.
Para a semana espero colocar aqui fotos da Raid-Runner.

Sem comentários: