sexta-feira, 6 de março de 2009

Ténis para Trail

Depois de me ter apercebido há uns tempos que os meus Asics Gel 1120 já pediram a reforma, e que os Salomon XT Wings já estão a ficar senis, percebo que não me resta outra hipótese senão gastar mais uma pipa de massa com 2 (ou 3...) pares de ténis novos. Vou precisar de um para os treinos em estrada e outro para o trail mais durinho. Julgo que o ideal, e fazendo contas por alto ao numero de quilómetros que penso fazer por ano, seria ter 4 pares de ténis por ano, uns de estrada, 1 de trail de verão, um de trail de Inverno (tipo os Salomon XT Wings) e um nem muito quente nem muito fresco, que proteja quanto baste e que possa fazer um pouco de estrada e trail. Poderei optar mais tarde por um par mais técnico para trails mais curtos (até os 50km) e que guarde para as provas. Na amostra que apresento a seguir existem alguns ténis que poderiam servir para tudo e assim escolhia só uns, mas devemos ter sempre 2 ou 3 ténis de diferentes modelos para evitar micro-lesões de repetição. Se usarmos sempre os mesmo ténis de corrida poderemos estar a massacrar sempre a mesma zona, enquanto que se mudarmos todos os dias de ténis diminuímos o risco de isso acontecer precisamente por os ténis terem formas ligeiramente diferentes..
Fiz então a pesquisa em sites e blogs e mais sites e cheguei à conclusão que os senhores de trail que se seguem são os mais indicados para mim.
São tudo ténis para custarem mais de 100 euros e ontem o Laurentino depois de ter arrebentado 150 euros nuns Asics Gel Nimbus chegou à conclusão que sai mais barato andar de carro do que correr. Quantos quilometros fazes com 150 euros? A correr só te dá para 500 km...

Ténis para Trail:

Começo pelos Inov 8 Roclite 320, os ténis que me levaram a esta demanda pelo par perfeito... São ténis confortáveis e com uma sola agressiva (embora muito rigida) o suficiente para atacar as descidas (e as subidas se conseguirmos) com mais confiança. Podem ser usados em terrenos mais ou menos técnicos e ainda poderão fazer um pouco de asfalto caso seja necessário. São uma escolha muito frequente no UTMB.


Os Mizuno wave ascend 3 são uns ténis leves e versáteis, com uma sola pouco agressiva e mais vocacionada para trails menos acidentados. Penso que sejam uns ténis indicados para o tipo de prova de Ronda e também para os treinos normais aqui na serra da Arrábida onde apanho sempre um pouco de asfalto, estradão, mas também zonas um pouco mais técnicas. Já existem os Mizuno Wave ascend 4 mas c0mo apanho estes a bom preço se calhar é o que vem...



Os La Sportiva Crosslite são uns ténis para percursos bem mais técnicos. Na parte lateral onde se pode ler La Sportiva a amarelo levaram spray de borracha que os torna um pouco mais resistentes às pancadas laterais ao mesmo tempo que não deixam entrar tanta água. Tem ua sola muito agressiva e que deve aderir muito bem em terrenos mais lamaçentos e pedregosos. Têm ainda uma espécie de mini-polaina que cobre a parte frontal para que não entre areia e pequenas pedras. Foram os Ténis que me faltaram este inverno embora não me pareça que precise disto tudo para Ronda. Vou mante-los debaixo de olho.

Os Saucony progrid Xodus são uns ténis com uma sola muito especial da Vibran, uma sola usada por exemplo nos pés de gato da escalada. São uma sola ultra resistente e durável e neste caso com uma boa tracção, tanto para terrenos mais técnicos como para estradões. São muito confortáveis (supostamente tanto como uns ténis de estrada)


Os Vasque Aether Tech SS são também uns ténis confortáveis. Têm uma sola bastante agressiva e como tal são mais vocacionados para terrenos mais técnicos. Usam um sistema de aperto como os dos ténis de ciclismo o que torna bastante fácil apertar e desapertar o pé conforme se pretenda durante a corrida. São bastante protegidos em cima impedindo areias e pedras de entrar o que os deve tornar quentes. Também me parecem uns ténis a considerar embora não para já.

Deixo para o fim os Asics Gel-Trail Attack 4. Os primeiros ténis que comprei desde que começei a correr foram uns Asics e nunca mais me esqueço do conforto que foi passar de ténis baratuchos para uns ténis de corrida como deve ser. A partir daí terei sempre tendencia para continuar a usar Asics... Ainda por cima gosto muito da estética destes... São mais uma vez uns ténis polivalentes embora não sejam nada apropriados para o mau tempo ou para terrenos mais técnicos. Sao bem leves e devem ser muito confortáveis. Infelizmente parece que não são apropriados para treinos muito longos para quem procura sempre conforto (eu).

Sem comentários: