quarta-feira, 17 de novembro de 2010

e o sol brilha outra vez!

Afinal a lesão é no solhar/Solear! (o que é bom!)

Explicação técnica:
a contracção permanente do músculo (contratura) origina forças de tracção permanentes a nível das inserções , originando tendinites (tendão) ou periostites (inserção tendinosa na membrana óssea).
No meu caso a lesão é no músculo solhar(solear) sendo necessário tratar primeiramente a origem que é uma contractura reduzindo assim a força de tracção nas inserções e evitando a instalação da tendinite. Tratamento: calor húmido, massagem e gelo dinâmico nas inserções. Além de repouso/redução da carga. Aconselha-se tambem a kinesoterapia.

O que eu temia que fosse, ( tendinite/LER no tendão de aquiles) seria muito mais grave, porque pode originar uma fibrose que é muito mais difícil de tratar(o que aconteceu ao outro cá do ginásio). O tendão precisamente por ser constituído por fibra tem pouca irrigação logo é menos oxigenado e menos nutrido promovendo uma acumulação de resíduos metabólicos. E para curar a tendinite exige-se repouso total, o que muito poucos viciados na corrida poderão aguentar fazer.

Food for though: Uma outra causa para as tendinites no tendão de Aquiles poderá ser o encurtamento do tendão causado por ténis com demasiado apoio no calcanhar. (O quê?? ainda não leram o Born to Run???)

Massagens regulares e saber ouvir o corpo são as melhores formas de evitar este tipo de lesões. Curiosamente não ouvi o meu corpo dizer nada. Tenho de apurar mais o ouvido.

Texto elaborado com o auxilio de Helder Rosa, massagista, professor, canalizador e atleta de todos os desportos menos gamão.

1 comentário:

Pedro Alves disse...

Olá Rui,

As melhoras e tem cuidado com esse tendão!