sábado, 19 de dezembro de 2009

Não custa nada

Depois de acabar o treino de hoje ocorreu-me dizer o seguinte: Depois do banho os treinos de séries não custam nada.

O pior foi antes do banho. Frio e ranhoca e umas dolorosas 20 séries, infindáveis e que me impedem de largar o sofá o resto da tarde. Já alguém vos disse que estava frio de manhã? Que frio Jesus! Hoje tive a companhia do mestre Nuno Barradas para um treino apetitoso na sempre desértica pista de atletismo de Setúbal. Fizemos o aquecimento da praxe (fora da pista para espanto da estátua que lá estava a fazer as vezes de securita - então mas estes pagam e vão correr lá para fora?) momento em que nos sentimos capazes das maiores façanhas. Tirar 15 minutos ao recorde da maratona? Facílimo. Treinar musculação? todos os dias! Alongar? horas e horas a alongar. À medida que nos aproximamos da pista o entusiasmo esmorece e só nos falta benzer antes de começar a tortura. Cada um vai à sua e mal trocamos duas palavras. Durante as séries os pensamentos são qualquer coisa como isto: "começa devagar" olhar para o relógio "porra do vento" olhar para a pulsação "merda tou a ir lento" acelerar "agora a recta vamos lá" olhar para o relógio "vai 10 segundos" "ok quase 300 mts" "respira fundo" tá frio porra" "ok recuperar, vá respira fundo" faltam 15 segundos" " 5 segundos bora lá" start lap "merda do vento" "tenho de acelerar mais" "fdp da pulsação que não sobe!" "aperta" "devo tar a fazer uma figurinha todo de lado nesta curva..." olhar para o relógio "bora a recta" respira mais forte "não te agaches, mantém a postura, força nas pernas" ok ok os 300mts "mais uma já está" "continua a correr devagarinho" "recupera" "fundo, respira fundo" "só faltam 18 séries...."

Corridinha de recuperação no final, os pés já arrastam no chão e a cabeça pesa um bocado mais. Alongamentos ao sol e a energia começa a fluir. Depois do banho estamos prontos para outra. Não custa nada.


TREINO 32

TEMPO: 1h21m36s
DISTÂNCIA: 15,62km
F.C. MÉDIA: 144bpm
F.C. MÁXIMA: 179bpm
DESNÍVEL+: 0
CALORIAS: 920

30' entre 135 e 145bpm + 20x1' com 1' recuperação + 10'. Muito frio e a sensação de que não consegui aquecer realmente. Fiz 4 rectas e senti-me muito preso sempre. As primeiras 10 séries fiz mais lento porque ainda não estou totalmente recuperado da constipação e andei sempre entre os 165 e os 175bpm. Da 10 à 15 continuei conservador e pouco passei dos 170bpm. Só nas ultimas 5 aumentei um pouco o ritmo. A ultima série foi a que maior distância percorri e a única em que apertei mesmo a sério e mesmo assim não passei dos 179bpm. Muito frio, muita expectoração e falta de força nas pernas. Alongamentos no final.

1 comentário:

nuno B disse...

Pois é, se não fosse aqui o companheiro Aventuras bem que me baldava ... e depois levava na cabeça do treinador claro. Séries, frio, poucas horas de sono, se não for com companhia não vai lá ... mas foi, Oh lá se foi!!