quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O fim do petroleo

A semana passada fui a uma conferência sobre o pico do petróleo apresentada por James Kunstler. Comprei o livro do mesmo chamado "o fim do petróleo", e ainda não o consegui pousar...
Todos nós sabemos que o petróleo é um bem escasso e que um dia irá acabar, mas, ou não pensamos muito nisso, ou achamos que as energias alternativas irão tomar o lugar do petróleo como bem essencial para a sociedade de consumo actual. 
Pois este livro desconstroi essa ideia totalmente. Mais, avisa-nos que tendo atingido já o nível mais alto de extracção de petróleo (os sinais são óbvios com estas oscilações brutais nos preços do barril), e com países em pleno super-desenvolvimento tais como a china ou a Índia a duplicarem o seu consumo de energia a cada 4 anos, as tensões pela luta do que resta irão surgir já, e todos nós seremos afectados por isso.
E porque é que trago este assunto à baila neste blog? Porque obviamente  a bicicleta, a corrida, um meio de vida mais saudável e de acordo com um maior aproveitamento dos bens escassos que possuímos urge conquistar de novo. 

Pensem como seria a vossa vida sem petróleo.

Se este assunto vos interessou leiam o seguinte site:pico do petroleo ou melhor ainda peçam-me o livro emprestado. 

Sem comentários: